sábado, 30 de abril de 2011

Batata Gouranga

Hare Krishna, queridos leitores. Gouranga é uma palavra de origem indiana que significa "dourado". A cúrcuma, de coloração alaranjada, deixa a batata amarelinha, dourada, GOURANGA! É também o nome do avatar dourado de Krishna, que veio ao mundo há aproximadamente 530 anos para espalhar o cantar do Maha Mantra Hare Krishna pelo mundo. Jay Gouranga!

Batata Gouranga.
Ingredientes:
dez batatas médias / pequenas
2 caixas de creme de leite
queijo ralado
meia colher de chá de cúrcuma
meia colher de chá de noz moscada em pó
meia colher de chá de coentro em pó
sal a gosto

Modo de preparo:
Descasque e corte as batatas em rodelas nem muito grossas nem muito finas. Cozinha com um pouco de sal até ficar al dente. Deixei escorrer e depois arrume uma primeira camada em uma fôrma refratária. Cubra com o creme de leite temperado com os temperos e um pouco do queijo ralado. Cubra com outra camada de batata alternando com o molho. Termine com o molho e salpique queijo ralado por cima. Leve ao forno para gratinar.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como hidratar a PVT ou Proteína Texturizada de Soja

Tem muita gente que reclama que soja não tem gosto bom, que é dura, que é “borrachuda”, etc. Mas o segredo da soja está no preparo e no pré-preparo. Este post é dedicado ao pré-preparo da PVT e serve como base para muitas receitas com soja que serão postadas aqui no blog. Então, senta que lá vem a história...

1. O que causa o gosto "ruim" na soja?
A soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoóis, responsáveis pelo sabor desagradável do grão. Para evitar que esse processo seja desencadeado, é preciso proceder o choque térmico antes de iniciar o preparo da soja.

2. Como proceder o choque térmico?
A PVT precisa ser hidratada antes de ser utilizada em uma preparação. Porém, a soja nunca deve ficar de molho em água fria, porque isso ocasiona a formação de compostos que dão, aos grãos que ficaram de molho, o sabor de ranço ou de “feijão crú”.  Veja a seguir como hidratar a PVT corretamente:
 
1. Ferva em uma panela a quantidade de água necessária para cobrir toda a PVT. Com a água fervendo, coloque toda a PVT;

2. Tampe a panela e aguarde de 1 a 5 minutos (o tempo pode variar de acordo com o tamanho e a marca da PVT);

3. Confira se a textura da PVT é a de uma esponja. Se ela estiver macia, é sinal de que está pronta;

4. Escorra a PVT com o auxílio de um escorredor e e lave-os em água fria corrente.

5. Retire o restante da água espremendo-a com a mão. Descarte a água usada no tratamento.

Esse procedimento serve tanto para a proteína de soja grossa/graúda como para a fina/granulada. É nessa etapa que está todo o segredo para que a PVT fique apta a absorver bem o tempero durante as preparações e, assim, você consiga preparar um prato saboroso.
Referência: http://www.cnpso.embrapa.br/soja_alimentacao/index.php?pagina=1 

Dicas: 
  • Você pode adicionar alguns temperos à água quente como: sal, cheiro verde desidratado, pimenta, etc. Tem gente que coloca 1 colher de sopa de vinagre, eu nunca fiz isso.
  • Você pode "desfiar" a PVT grossa pois ela às vezes fica com poucos pontos de absorvição externos, o que também dificulta a aderência do tempero. Sem contar que algumas vezes o tamanho da PVT pode ser tão grande que a pessoa teria de partir o grão para comer, além de prejudicar a apresentação do prato. Você pode desfiar a PVT de duas formas: 1) "rasgando"com as mãos cada grão em 2, 3 pedaços, 2) partindo com a faca cada grão em 2, 3 pedaços.  Dá trabalho, eu sei, mas isso faz toda a diferença no resultado final da prato.
Mais sobre a soja: http://tomate-cru.blogspot.com/2011/04/o-que-e-que-o-brasil-tem-tem-soja-tem.html

    O que é que o Brasil tem? Tem Soja, tem!

    Acho que um lugar comum em que as pessoas que deixaram de consumir carne e outros produtos de animais recentemente chegam é a busca pela soja. É a forma de substituição da proteína animal mais conhecida/falada e o nosso país esbanja o produto.
    A proteína da soja é uma alternativa natural e saudável de se obter proteína não-animal em sua dieta. Ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Normalmente, possui um teor de gordura muito baixo, assim como de colesterol e lactose.

    Soja e derivados.

    Soja em grãos
    Na sua forma comum, a soja pode ser preparada como um feijão ou outra leguminosa qualquer.
    Mas, além do formato em grão, a soja também é oferecida no mercado no formato de Proteína Texturizada de Soja ou Proteína Vegetal Texturizada (PVT). A PVT é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica.

    PVT
    A soja neste formato de PVT é a base para muitas receitas vegetarianas e veganas e exige um certo cuidado inicial: a PVT precisa der hidratada. Por isso o próximo post será dedicado ao processo de hidratação da PVT e irá servir como ponto inicial para muitas receitas postadas aqui no blog. Mas não é preciso se preocupar, como você irá ver esse preparo é simples e a PVT pode ser encontrada facilmente em mercados e lojas de produtos naturais em vários tamanhos.
    Composição da Soja - Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-635X2000000100009&script=sci_arttext

    Se você é um recém vegetariano/vegano, também não precisa se desesperar e sair comendo soja todos os dias. O que é preciso é ter uma alimentação balanceada e variada. Há outras formas de obter a preteína vegetal: leia aqui.
    Na minha experiência pessoal posso dizer que nunca vi nenhum dos meus muitos amigos e conhecidos vegetarianos/veganos morrer ou adoecer por estar "desproteinado".

    Leia mais sobre a soja na alimentação em: http://www.cnpso.embrapa.br/soja_alimentacao/index.php?pagina=1 

    terça-feira, 19 de abril de 2011

    Você não está sozinho: o surgimento da Era Veg*

    Enquanto o mundo discute exaustivamente sobre "aquecimento global" e "preservação ambiental", muito pouco ainda é falado sobre vegetarianismo e veganismo. Porém, acredito que este quadro está para mudar, talvez não em um futuro próximo, mas com certeza em um cada vez menos distante.
    O IBOPE revelou que 9% dos brasileiros já são vegetarianos, 9%! Isso significa que 17,5 milhões de brasileiros optaram por uma alimentação mais saudável e acima de tudo sem crueldade.

    Fonte da imagem: http://vista-se.com.br/redesocial/ibope-175-milhoes-de-brasileiros-sao-vegetarianos

     Se você, vegetariano, acreditava que estava sozinho no mundo, aí está a prova estatística de que não está sozinho no nosso país (e muito menos no mundo), há outras pessoas lá fora que pensam como você!
    Estava esperando terminar a organização geral do blog e seu layout para fazer este post de estréia, mas ontem, 18 de abril de 2011, um evento que eu considero histórico para nós ocorreu: uma manifestação virtual nas redes sociais Facebook e Twitter conseguiu em poucas horas que uma empresa de moda (Arezzo) recolhesse antes das vendas as peças de sua nova coleção (PeleMania) que eram feitas de pele de raposa (clique aqui e saiba mais). Este evento não só afirma o poder do consumidor e das redes sociais como trás uma informação muito importante para nós: o perfil do consumidor mudou. Ainda que nem todos os manifestantes sejam vegetarianos ou veganos, os consumidores não estão aceitando crueldade com relação aos animais. A chance dessa atitude que já está no vestuário chegar no prato de comida é grande, o mundo está se conscientizando aos poucos.
    A idéia desse blog é simples: compartilhar receitas, experiências, notícias e outras vegetarianices e veganices. Não somos as primeiras pessoas a fazerem isso e muito menos as últimas, e justamente por isso (e outras coisas) estamos fazendo! A idéia é somar, contribuir de alguma forma com essa "era veg*" que está surgindo e se fortalecendo. Mostrar que nós não somos cabeças de tomate, e não vivemos de tomates e alface. Tomate é quem vive por aí sem informação, vegetando, sem se dar conta do mundo que está a sua volta está mudando.

    Tomate desinformado acaba assim.

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