Medalhão de Jaca ao Molho Madeira

Essa receita saiu na revista Vegetarianos do mês de Maio de 2012 e me chamou logo atenção por 2 motivos: 1-sempre tive vontade de preparar a jaca verde salgada e 2-era uma receita bem diferente das que eu já havia visto com jaca salgada. Então, resolvi arriscar e aí está o resultado.

INGREDIENTES:
- Suco de 1 limão
- Suco de 1/2 laranja
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
- 10 fatias grossas de miolo de jaca cozido 

Você vai precisar da jaca ainda verde, mais ou menos do tamanho de um chuchu. Você deve cozinhar a jaca ainda com casca e cortada em pedaços grandes. Vá experimentando com um garfo para saber se a jaca já está macia. Depois de cozida, retire a casca da jaca e corte os pedaços em medalhões.


PREPARO:
Misture em um recipiente os sucos de limão e da laranja, o azeite e sal. Deixe as fatias de jaca de molho no tempero por no mínimo uma hora. Aqueça uma frigideira e salteie as fatias de jaca sem óleo, até que dourem levemente.


Medalhões após dourados na frigideira.


 
INGREDIENTES (MOLHO):
- 2 colheres de sopa de margarina vegetal
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de shoyu
- 1 xícara de água

PREPARO:
Aqueça numa panela a margarina para derreter. Desligue o fogo e acrescente a farinha, com cuidado para não criar grumos. Misture o shoyu com a água e adicione aos poucos, mexendo bem. Ligue o fogo e mexa constantemente até que o líquido engrosse. Disponha a jaca numa travessa e cubra com o molho.
Medalhões cobertos com o molho.
Resultado final de medalhão servido com arroz com ervilhas, linhaça e canola.
 Obs.: Eu sou uma pessoa que gosta de comida bem temperada, então achei o prato pouco marcante. Na próxima vou tentar acrescentar um tempero pessoal ao prato.

 

Comentários

  1. Olá! Não entendi, você usou somente o miolo ou usou ela inteira? Pois geralmente se desfia ela e na foto parece que foi usada ela inteira, e não só aquele miolinho que geralmente é jogado fora. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário