Hari-Bolo (sem ovos)

Bolo é uma palavra sânscrita que significa "cantar". Hari é um dos nomes da Suprema Personalidade de Deus. A famosa palavra "Haribol" significa "cante os nomes de Deus", e Haribolo é uma variante dessa palavra. Apelidei essa receita de Hari-Bolo para brincar com as palavras e sempre me lembrar de Krishna, o vaqueirinho sapeca transcendental de Vrindávana, que gostava de roubar leite, iogurte e manteiga das gopis (as vaqueirinhas), além de outras guloseimas.

Uma das coisas mais "chatas" de ser lactovegetariano (e veganos também passam por isso), é não poder comer bolo na rua ou em festas de aniversário. As pessoas se espantam com a ideia de fazer bolo sem ovo, mas isso é plenamente possível e mais do que isso, a massa fica muito mais leve. Esta receita me foi passada por Sri Radhe devi dasi e fico feliz em compartilhá-la com os leitores de Tomate Cru!

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de côco
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento

Modo de preparo: Misture primeiro a manteiga e o açúcar e quando ficar homogêneo vá colocando o trigo e depois os líquidos. Bata bem. Por último coloque o fermento. Depois de colocar o fermento, não pode ficar batendo a massa, deve-se apenas mexer o suficiente para misturar o ingrediente.

O forno tem que estar aquecido previamente. Deixe 15 minutos no forno alto e o resto no forno médio até dourar a massa. Para saber o ponto, fure com um palito no meio do bolo, quando sair sequinho, pode retirar do forno.


Quem me passou a receita escreveu o seguinte: "Eu costumo rechear com doce de leite ou brigadeiro branco e a cobertura tem várias opções. Eu gosto muito de pôr chantily que é só comprar a caixinha e bater. É prático e todo mundo gosta."

Eu já fiz acrescentando chocolate na massa e batendo a massa na mão, porque não tinha batedeira no lugar onde estava. Deu certo. Com cobertura de chantily de chocolate também fica uma delícia, agradou à criançada. Este eu coloquei chantily branco e pedacinhos de chocolate. Solte a imaginação na hora de confeitar!! Detalhe: eu sou péssima como confeiteira, tenho até boas ideias, mas sou pouco habilidosa para isso. =(




Estando pronto, é oferecer ao Senhor Supremo e compartilhar a prasada!



Editado em 27 de julho de 2011. Versão chocolate.
Adicionei uma colher de sopa de sustagem kids à massa, antes do fermento.

A cobertura fiz numa panelinha ao fogo misturando uma
caixinha de creme de leite e meia barra de chocolate meio-amargo.
Mexi até derreter e ficar um creme homogêneo.

Comentários