Chapati - pão indiano

Segundo a Wikipédia, "chapatis são preparados com uma farinha de trigo integral especial, tradicional da Índia, também denominada chapati. Estes pães são normalmente consumidos no desjejum, podendo, no entanto, ser consumidos em qualquer refeição ao longo do dia, de preferência quentes, acabados de fazer".



Chapatis são uma preparação que se oferece às Deidades no templo Hare Krishna todas as tardes. Já postei uma dessas preparações antes aqui no Tomate Cru, a Banana Celestial. Elas são em geral receitas bem fáceis, simples de fazer. Acho que as preparações mais complexas são o chapati, as samossas e as panquecas. Talvez superados apenas pelos doces típicos. Hoje vou compartilhar a receita do chapati. O problema de compartilhar essas receitas é que, na maior parte delas, faz-se tudo "no olho", isto é, não há uma medida exata. Vou me esforçar para explicar tudo direitinho.

Ingredientes:
uma xícara de farinha de trigo branca sem fermento
a mesma medida mais ou menos de água morna
uma colher (sopa) de manteiga ou ghee
sal a gosto
temperos em pó a gosto

Modo de preparo:
Primeiro misture a manteiga (derretida) à farinha numa tigela redonda, preferencialmente. Vá misturando, amassando com a ponta dos dedos até a massa ficar homogênea e com uma textura "macia", "aveludada". Então, abra um espaço no meio da tigela, colocando a massa mais para as bordas da tigela e ponha a água morna, misturando com uma colher. Tem que ficar uma massa firme e melequenta (!), vá corrigindo com farinha ou água conforme a necessidade. Misture também o sal e o tempero. Para um chapati amarelinho, use curry ou cúrcuma. Esse de hoje temperei com cominho em pó e chimi-churri. Ponha farinha de trigo numa superfície lisa e sove a massa. Amasse bem com as mãos, com muito amor, sovando bem até parar de grudar nas mãos e na superfície. Faça uma bolona com a massa e reserve por meia hora.

Então abra a massa com um rolo, vá pegando pedacinhos pequenos da massa e abrindo com um rolo de abrir massa. Então, frite no ghee como se fosse um pastel, jogando o óleo quente por cima, de um lado e do outro. Escorra num papel-toalha, ofereça ao Senhor Supremo e honre a prasada! Hare Krishna!!

Ps.: Agradecimentos a Ludmila, minha amiga que patrocinou o post de hoje. hehehe ;)


Comentários

Postar um comentário