Coxinha Vegana de Jaca Verde

Nunca vou esquecer quando comi minha primeira coxinha de jaca. Foi em 2006, na lanchonete do templo de Nova Gokula. Parecia que algo impossível estava se tornando realidade na minha frente. Como é que podia uma coxinha feita de jaca ser tão magnificamente boa?
E aqui estou eu, 6 anos depois, passando a receita da coxinha de jaca pra vocês. Essa receita não foi exatamente a que eu comi no templo, mas é tão boa quanto. Inclusive, a massa é a melhor que já experimentei até hoje.
Peguei a receita na revista Vegetarianos de maio/2012 e fiz algumas adaptações.

INGREDIENTES (Massa):
- 4 dentes de alho picados
- 2 xícaras de água
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açafrão
- 1/2 xícara de óleo
- 3 xícaras de farinha de trigo

INGREDIENTES (Recheio):
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cebola picada
- 1 tomate cotados em pedaços grandes
- Sal, curry e pimenta do reino a gosto
- 1 e 1/2 xícaras de jaca verde cozida e desfiada- 1/3 xícara de cheiro verde picado

PREPARO:
Massa: Em uma panela, refogue o alho em fogo baixo. Assim que dourar, acrescente nessa ordem: água, sal, açafrão, o restante do óleo e a farinha. Mexa rapidamente até que a massa desgrude da panela. Tire a massa da panela e deixe esfriar.

Recheio: Em uma panela, refogue o alho e a cebola em fogo baixo. Adicione o tomate, o sal, o curry e a pimenta do reino. Deixe que murchem  um pouco. Acrescente a jaca e o cheiro verde. Mexa bem e corrija o tempero se necessário. Aumente o fogo mexendo constantemente para não grudar, até que o recheio esteja seco.
Se tiver dificuldades em desfiar a jaca cozida, você pode utilizar um ralador no ralo grosso. Eu também acrescentei azeitonas picadas no recheio.

Montagem: Quando a massa estiver fria, pegue uma porção e modele uma bola. Com o auxílio do polegar faça um buraco no meio dessa bola e aumente gradualmente o buraco, pressionando com o dedo em todas as direções. Faça isso até que a base afine. Coloque o recheio nesse buraco. Puxe a massa para cima com a mão cobrindo o recheio e formando um biquinho. Depois de fechadas, mergulhe cada coxinha em um recipiente com água e, em seguida, em outro com farinha de rosca. Frite em óleo bem quente por imersão.

Resultado final
Resultado final aberta (não reparem na grossura da massa, não sou experiente nesse lance de rechear coxinhas rs)

Comentários